quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Devemos ter Autodisciplina

Autodisciplina nos permite levar uma vida independente.
Se a praticarmos, não necessitamos do controle permanente de nossos pais, professores ou qualquer outra pessoa adulta, pois somos de certa forma próprios educadores. Tampouco precisamos de castigo porque agimos com responsabilidade.
Quando somos autodisciplinados temos a capacidade de controlar nossos arroubos e impulsos e medir as conseqüências de nossos atos; organizamos nossa cabeça e nossos pensametos , o que nos permite agir com lucidez e prudência.
Damos mostras de nossa autodisciplina quando somos capazes de renunciar a algo que nos oferece uma satisfação imediata e nos decidimos por uma opção talvez menos prazerosa ou agradável no momento, porém que nos trará um grande bem-estar no futuro. A autodisciplina nos ensina a olhar em frente e a não desperdiçar o presente, que é muito valioso e deve ser bem empregado.
Quando nos fixamos metas e lutamos até alcançá-las sem poupar esforços ou sacrifícios podemos dizer que somos autodisciplinados.
A responsabilidade é um exemplo de autodisciplina. As pessoas responsáveis assumem as conseqüências das suas ações, sejam boas ou más, e não se deixam levar por impulso que as podem distanciar do objeto que perseguem; sempre cumprem seus compromissos acima de tudo e são abslutamente dignas de confiança.
A preguiça, o fácil, a desobediência, a imprudência, os excessos, os vícios e o descomedimento são exemplos de falta de autodisciplina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário